Notícias da CODECA
Diretora-presidente se apresenta à Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a Codeca
Na manhã desta sexta, 25/01, Amarilda Bortolotto respondeu a 17 questionamentos sobre desempenho e processos operacionais da Companhia
A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul esteve na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores, na manhã de 25 de janeiro, para prestar esclarecimentos, respondendo a 17 perguntas que constavam no requerimento de convocação, assinado pelos vereadores Alceu Thomé (PTB), Edson da Rosa (MDB) e Adiló Didomênico (PTB), também presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Codeca.
Entre os questionamentos estava o Balancete consolidado de janeiro a novembro/2018 - sendo entregue cópia aos vereadores que participaram da convocação - onde consta a receita bruta de R$ 91,7 milhões e projeção de faturamento para o Exercício na ordem de R$ 102 milhões, representando economia de 9% em relação a 2017 e crescimento de 14%.
O planejamento estratégico de 2019 foi outro item solicitado, quando o diretora-presidente apontou a execução até 2023, período que determina a Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais). O documento foi estruturado na sustentabilidade e perenidade da Companhia, bem como a qualidade de vida dos empregados. Entre as ações haverá a renovação do parque de máquinas, ampliação da coleta mecanizada com a aquisição de cinco caminhões de coleta lateral, dois caminhões lava-contêineres, 1390 pares de contêineres, além da manutenção dos empregos através da ampliação do serviço. Será construída nova associação de funcionários, novo prédio para Almoxarifado e concluída a obra do prédio para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), a fim de garantir acessibilidade, maior conforto e privacidade nos atendimentos dos funcionários.
A relação dos contratos vigentes, bem como os respectivos períodos de término foram citados, sendo alguns deles: manutenção de áreas verdes, cemitério e canil; coleta de resíduos sólidos urbanos; manutenção da sinalização viária horizontal; recapagem das ruas Rodrigues Alves, Bento Gonçalves e Dr. Montaury; operação de transbordo São Giácomo e da CTR Rincão das Flores; transporte de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com Samae; pavimentação da Estrada João Rippel e Estrada dos Romeiros e reformulação do trevo de acesso ao bairro Santa Fé, em frente à Codeca.
O requerimento ainda abordou as quantidades de resíduos orgânicos transportados para o aterro sanitário, frequência da lavagem dos contêineres e veículos destinados à coleta mecanizada. Os pontos críticos de descarte irregular foi outra preocupação demonstrada, sendo mapeados pela Codeca de 138 pontos no município, contando com três equipes para atender especificamente os lixões. “Entendemos a necessidade de preparamos mais uma equipe, porém precisamos de autorização da Semma para dar andamento aos trabalhos, além da aquisição de equipamentos apropriados”, informou Amarilda Bortolotto. A diretora-presidente ainda relatou sobre as manutenções dos contêineres (as de pequeno porte são feitas no próprio trecho por equipes da Codeca). A frequência destas ações, outro item levantado pelo requerimento da Câmara de Vereadores, é definida, segundo a diretora-presidente, conforme as demandas identificadas pelos funcionários que atuam no setor de Manutenção e as solicitadas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, conhecida como “Alô, Codeca”.
O tema Insalubridade de 40% do setor de Capina, bem como a retroatividade, foi esclarecido e informado que está sendo discutido judicialmente (em fase instrutória). O laudo pericial apontou o direito à insalubridade, porém não por agentes biológicos. O perito referiu o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. A Codeca realizou testes com quatro modelos de luvas, com certificado de aprovação junto ao Ministério do Trabalho.
Ao final das respostas aos 17 questionamentos, foi transmitido um vídeo mostrando localidades de descarte inadequado, quando os vereadores presentes puderam solicitar informações referentes a pedidos da comunidade. Para complementar os esclarecimentos, Amarilda Bortolotto contou com a presença do diretor de Operações, Aulo Vaccari, e da diretora Administrativo-Financeira, Janaina Socca. Além do vereador Adiló Didomênico (PTB), fizeram parte da mesa de Comissões, os vereadores Alceu Thomé (PTB), Renato Oliveira (PC do B), Paulo Périco (MDB), Velocino Uez (PDT) e Renato Nunes (PR).
A Câmara de Vereadores havia protocolado ofício de convocação da diretora-presidente da Codeca junto ao Executivo, em 9 de janeiro deste ano. Com o não comparecimento no prazo de 10 dias, devido à demanda de trabalho, Amarilda Bortolotto protocolou ofício, em 22 de janeiro, sugerindo nova data para prestar esclarecimentos, sendo aprovada pela Câmara.
Fotos: Márcia Vial