Notícias da CODECA

Codeca regulariza situação estatutária e passa a ter três diretores


Foi empossado no dia 10 de maio, o contador Gustavo Bartholomeu Britz Pospichil como novo Diretor Administrativo-Financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul. O presidente do Conselho de Administração da Codeca, Valter Webber, foi quem deu a posse ao novo diretor, na presença da Diretora Presidente Helen Machado e do Diretor Operacional Rafael Tregansin. Com a nomeação de Gustavo, a Companhia passa a cumprir as disposições do seu Estatuto Social, bem como da Lei Federal nº. 13.303/2016, que estabelece que as sociedades de economia mista devem possuir, no mínimo, três diretores. 

Sendo assim, agora a Companhia passa a contar com a Diretora Presidente, o Diretor Administrativo Financeiro e o Diretor Operacional.

Na ocasião da posse de Gustavo, Helen Machado reforçou a busca pelo resgate econômico financeiro da Companhia, que tem grande potencial. “Tenho certeza que com sua capacidade técnica vai nos mostrar o ponto nevrálgico para podermos tomar decisões assertivas. Vamos agora ver nosso negócio de forma concreta e real”, afirmou na ocasião.

O novo diretor agradeceu a oportunidade e ressaltou que vai aplicar na Codeca sua bagagem de mais de 20 anos na área financeira, atuando em cargos de gestão para empresas de grande porte.  “Agradeço a confiança depositada pelos acionistas, conselho e diretores da Codeca. Vou aplicar na prática toda minha trajetória profissional, honrando a história da Companhia e contribuindo na construção de novas ações para a alavancagem econômica e financeira. Estou motivado com o desafio e sinto-me preparado para assumir esta responsabilidade. São muitas as demandas e tarefas, estaremos lado a lado, para cumprir toda a missão que temos pela frente”.




Breve Currículo

Contador com atuação em empresas de grande porte nacionais e multinacional, gestão de controladoria, finanças corporativas, planejamento estratégico, orçamento, turnaround, modelagem de negócios, administração geral, governança, gestão de riscos, implantação de ERP, projetos de inovação tecnológica e consultorias técnicas nas áreas financeira, contábil e tributária.

Atuação em contabilidade escritural, fiscal e societária, elaboração das demonstrações financeiras individuais, consolidadas e notas explicativas, suporte aos trabalhos de auditoria externa (Big Four) com experiência em due diligence. 

Gestor do planejamento estratégico, desde a construção das perspectivas e previsões financeiras e contábeis, projeções de capital de giro, demonstrações do resultado econômico, orçamentos, até o controle e o acompanhamento dos resultados obtidos. Gerenciamento do OPEX, CAPEX, Balanço, DRE, Fluxo de Caixa, com a utilização do modelo OBZ e/ou histórico com planilhas eletrônicas. 

Controle crítico e detalhista sobre custos e despesas operacionais correntes e não recorrentes (Turnaround).

Facilidade na leitura dos processos empresariais e sistemas que os suportam, utilizando práticas de controladoria e auditoria na implantação dos controles internos, mapeamento dos processos e na elaboração e aplicação do manual de procedimento de cada macro-processo. Gerenciamento de riscos com práticas de ERM e brainstormin. Controle por indicadores KPI's, com a utilização de ferramentas de gestão do desempenho e de processos (BSC, PDCA). 

Experiente em implantações de sistemas integrados ERP: CNP Apollo (Zensul/Honda - Concessionária de Veículos/2004), CIGAM (Safe Park - Estacionamentos/2005), Procfit (Drogarias Mais Econômica - Varejo/2010 e 2016 - Drogarias Nissei/2017), SAP ECC 6.0 (Brasil Pharma - Varejo/2012 à 2013). 

Implementações e melhorias com os sistemas, SAP R/3 (John Deere – Indústria/2009), Protheus TOTVS (Drogaria Rosário – Comércio/2012), MXM (Centro Clínico Gaúcho – Serviços/2015). 

Implantação de sistema de Business Intelligence: Qlik View (Brasil Pharma – Varejo/2012), Tableau (Drogaria Mais Econômica S/ A /2016), COSMOS PRO (Procfit 2021).



Galeria de Fotos
logo da prefeitura