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Números positivos da nova gestão da Codeca são apresentados em reunião pública no Legislativo
Na tarde desta quinta-feira (17/11), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal, foi realizada a reunião pública, promovida pela Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca, que apresentou o balanço de contas e números de caixas e investimentos realizados pela nova gestão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), no corrente ano de 2022.
Conduzido pelo presidente do grupo parlamentar, vereador Adriano Bressan/PTB, o encontro reuniu a diretora-presidente da empresa pública, Maria de Lourdes Fegherazzi, que apresentou e detalhou os números positivos que o órgão constatou desde sua posse, em março. “A ideia de apresentar esses dados vem também da provocação do Legislativo, em expor esses números, que são positivos. Temos uma mudança significativa na cidade, por conta desse atendimento e do relacionamento da nova gestão”, disse o parlamentar.
A gestão fiscal da Codeca no período de 2022 mostrou um balanço positivo na maior parte do ano. Na estimativa apresentada, entendia-se que o prejuízo seria de cerca de R$ 20 milhões e agora apresenta um número de R$ 5.535.098,54, recuperando praticamente R$ 15 milhões da projeção.
De acordo com Maria Lourdes, os números positivos são resultados de muito trabalho de uma gestão técnica. “Um dos problemas da Codeca eram desequilíbrio dos contratos em vigência. O saldo positivo é fruto desse início de reequilíbrio dos contratos e mostram como deve ser o caminho a ser seguido”, disse.
A diretora-presidente ainda destacou as ações efetivas que ajudaram no resultado apresentado. “Nos bastidores agimos forte. O planejamento estratégico logo no início da gestão impulsionou essa virada de chave. Redefinimos os valores da companhia, visão, estrutura e transparência”. O reequilíbrio, tanto destacado pela diretora, gerou resultados imediatos no caixa da companhia. O contrato da coleta, após as ações da nova gestão, por exemplo, gerou R$ 10 milhões ao cofre da Companhia.
Em um comparativo dos números mensais de 2021 e 2022, constatou-se que praticamente todo o último ano, os resultados foram negativos, assim como boa parte de 2022. “Não existe salvador da pátria. Em julho e agosto ficamos no azul, assim como em outubro, mês que recebemos o retroativo do contrato da coleta”.
Outro tópico abordado foram as condições de trabalho, entre elas a frota locada utilizada. Atualmente são oito vans, dois caminhões mecanizados, sete caminhões lifter e duas carretas que, se fossem adquiridas, custariam cerca de R$14 milhões ao cofre da Codeca. Maria de Lourdes ressaltou que a compra dessa frota está prevista para o próximo ano.
Com ações planejadas para complementar o calendário desse ano, a diretora falou sobre as atualizações e reequilíbrios dos contratos de outros serviços, como a varrição e capina. A projeção é, caso essas atualizações ocorram, fechar as contas de dezembro com um número positivo em caixa de R$ 1,5 milhão. “Nossa meta é fechar o ano, pelo menos, no 0 a 0, ou seja, buscar esse equilíbrio que tanto falamos”, enfatizou.
Os vereadores Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT, Maurício Marcon/PODEMOS, Mauricio Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Velocino Uez/PTB e Zé Dambrós/PSB, aproveitaram o espaço do encontro para questionar a gestão acerca de novas ações de remediação dos problemas constatados. Abordaram também, sobre questões de saúde pública nas coletas e descarte, além de parabenizarem a nova gestão e sua linha de trabalho que resultaram no caixa positivo nessa primeira prestação de contas.
Alguns desafios foram apresentados por Maria de Lourdes, que enfatizou a situação dos problemas de coleta. De acordo com a titular, o serviço da Codeca depende de uma nova logística e mapeamento da Secretaria do Meio Ambiente. “Ao longo dos anos, a cidade teve um aumento demográfico constante e, infelizmente, esse novo mapeamento não foi atualizando. Outros problemas, como os descartes irregulares e de catadores, influenciam diretamente na logística da companhia dentro desse contexto”, ressaltou.
A partir dessa constatação, destacou-se a importância e necessidade de campanhas que reforcem a educação ambiental à população, incluindo sugestões de parlamentares em ações de incentivo e fiscalização.
Texto: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal
Foto: Pedro Corá/Câmara Municipal